TMA desenvolve primeira transplantadora de mudas pré-botadas do mercado

30 julho 2018
Administrator

Gabriel Castro, consultor de P&DPioneira no desenvolvimento de maquinário agrícola, a TMA Máquinas inovou no mercado ao fabricar a primeira transplantadora de mudas pré-botadas totalmente automatizada: a TMPB 6.500. Mas o processo de desenvolvimento dela não foi nada fácil, como conta o consultor de P&D, Gabriel Castro.

“O desafio que chegou para nós foi de desenvolver uma máquina totalmente automatizada para beneficiar tanto o tempo de produção, quanto a qualidade, uma vez que as plantadoras manuais têm uma incidência muito grande de falha”, explica.

O pedido partiu da diretoria do Grupo Tracan, que além da TMA Máquinas possui as marcas Tracan (revendedora da Case IH), Dria e ATX, em conjunto com o Grupo São Martinho, está entre os maiores grupos suco energéticos do Brasil, com capacidade aproximada de moagem de 22 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.

“Foi aí que surgiu essa máquina. Toda concepção, todo o desenvolvimento e toda a parte de tecnologia embutida na máquina foi feita pela equipe de desenvolvimento da TMA e a gente tem esse protótipo em campo desde novembro de 2017. Ela tá passando por algumas validações de campo e tem demonstrado um avanço considerável”, celebra Castro.

O projeto de criação da TMPB 6.500 fez parte do PAISS (Plano de Apoio Conjunto à Inovação Tecnológica Agrícola no Setor Sucroenergético), do Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) – Inovação e Pesquisa, que tem como objetivo fomentar a parte de avanços de máquinas agrícolas.

Artigos relacionados

11 outubro 2018

Transbordo VTX 6030 surpreende com capacidade de 30 toneladas

Pelo Brasil existem diversas plantações de cana-de-açúcar com produção elevada e possuem necessidades maiores. Para suprir essa demanda, a TMA Máquinas desenvolveu o transbordo VTX 6030, que re...