Carreta Florestal CFX 3228 passa por avaliação final

CFX 3228 na Agrishow 2018

Quando o assunto é silvicultura (área do agronegócio dedicada às florestas), o Brasil é referência mundial, sendo o quarto maior produtor de celulose do mundo. Esse ranking muda quando falamos de produção de celulose de fibra curta (eucalipto), colocando nosso país em primeiro lugar. Com tanta importância, a TMA Máquinas decidiu entrar nesse mercado e para isso desenvolveu a Carreta Florestal CFX 3228, que está em fase de avaliação final.

+ LEIA MAIS: CONHEÇA A CARRETA DE VINHAÇA CVX 35000

Há pouco mais de um ano a Carreta está em validação na Eldorado Brasil, em Três Lagoas – MS. A Eldorado é uma das mais modernas e competitivas empresas de celulose do mundo. manejo é feito para garantir a colheita contínua, 24 horas por dia. Diariamente são colhidos aproximadamente 16.000 m³, volume suficiente para suprir a demanda da fábrica, que a cada cinco minutos recebe um caminhão de madeira.

Essa é a etapa final de um processo que começou há mais de dois anos, quando a equipe de engenharia da TMA Máquinas projetou a CFX 3228, a primeira carreta florestal produzida pela empresa. Esse equipamento tem capacidade de carga de 31 m³ e foi criada pensando em agilidade na hora da retirada das árvores já colhidas.

Futuro Promissor

Consolidada no mercado de cana-de-açúcar, a TMA enxergou um mercado promissor na silvicultura. Graças ao clima do Brasil, as novas pesquisas do agronegócio e principalmente a evolução dos maquinários, os produtos florestais ocupam o quarto lugar no ranking de exportações da agricultura nacional.

Por seu papel econômico expressivo, a mecanização de equipamentos da área florestal tem muito a crescer, uma vez que o uso de maquinários desse ramo é recente e adaptado de diferentes culturas agrícolas. A TMA encara como grande desafio e grande oportunidade entrar nessa cadeia produtiva por se tratar de um território totalmente novo.

Curiosidades Técnicas

  • Os eixos dianteiros e traseiros são fabricados com um direcionamento de esterçamento de 30 graus, o que facilita a manobra do condutor, ganhando tempo e agilizando o ciclo.
  • O circuito elétrico dessa máquina impressionante, é totalmente fabricada na tensão 127V e constituída de cabos elétricos 6x1mm. Sistema de bloqueio e direção acoplados com pistão direcional. As lanternas traseiras seguem o padrão CONTRAN LED, além de possuir chicote elétrico com tomada.
  • Em seu circuito pneumático, possui reservatório de ar de 40 libras, válvula distribuidora RE4, válvula de descarga rápida ½ x ¼. Esse circuito aciona válvulas borboletas do encanamento com painel de comando dentro da cabina do trator.
  • O chassi é construído com perfis estruturais retangulares, sem emendas transversais e feitas em chapa de aço ASTM-36.
  • Sua suspenção é quadren (quatro eixos) sistema exclusivo TMA/ ADR, composto de 6 balanças, dois suportes dianteiros e dois suportes traseiros com capacidade total de carga de 40 toneladas.
Facebook
Twitter
LinkedIn

ENTRE EM CONTATO

RESPONDA O FORMULÁRIO ABAIXO QUE TE RETORNAREMOS RAPIDAMENTE.