Para que Serve o Transbordo de Cana?

transbordo-de-cana-utilidades-importânciaVocê já ouviu falar em transbordo de cana? Esse equipamento foi desenvolvido para servir de depósito da cana picada vinda da colhedora, com o intuito de diminuir a compactação do solo causada pelos caminhões canavieiros.

Essa colheita mecanizada proporciona diversos benefícios para as empresas produtoras de cana-de-açúcar, pois através dela é possível diminuir os custos da produção agrícola e tornar o processo de colheita e transporte ainda mais eficiente.

Ficou interessado em saber mais sobre esse equipamento capaz de propiciar diversas vantagens para a produção de cana? Confira nosso guia completo sobre o transbordo de cana, uma das principais categorias de equipamentos fabricados pela TMA Máquinas.

Introdução

A cana-de-açúcar é um dos principais produtos da agricultura brasileira. Pela sua importância na economia, é preciso que o país tenha uma boa infraestrutura para plantar e colher a mesma.

Mas antigamente, após a colheita da cana, ela era colocada no caminhão canavieiro, pois não existia um local apropriado para depositá-la. Isso fazia com que houvesse a compactação do solo, pois o pneu desse automóvel machucava a lavoura durante o tráfego.

+ LEIA MAIS: Biomassa da cana será valorizada com o RenovaBio

Percebendo a necessidade de desenvolver um aparelho capaz de ser útil para servir como depósito da cana, e que conseguisse transportá-la de forma a não acontecer a compactação do solo, foi desenvolvido o transbordo de cana.

Esse equipamento consegue coletar a cana e levá-la até o transporte rodoviário sem que ocorra nenhum problema com a lavoura, pois o seu pneu foi feito de maneira adaptada, com o intuito de que seja possível fazer o seu tráfego da melhor forma possível.

Por isso, nos dias atuais o transbordo de cana é considerado um dos principais equipamentos na hora de colher a cana e transportá-la, sendo primordial o seu uso em empresas produtoras de cana de açúcar.

O que é transbordo de cana?

Transbordo de Cana TMA VTX 9040O transbordo de cana é composto por uma caçamba que fica acoplada nos tratores que trafegam pelo pátio agrícola, para receber a cana de açúcar que foi colhida e transportá-la até o lugar que ocorre a transferência de carga.

Quando o equipamento chega ao local de transferência, ele fica suspenso para que toda a cana de açúcar seja repassada para o veículo responsável pelo recebimento desse produto agrícola.

Vantagens do transbordo de cana

Esse equipamento possui diversas vantagens, pois ele é capaz de diminuir os gastos da colheita e do transporte da cana de açúcar, além de tornar esse processo muito mais eficaz, de forma a aumentar a produtividade.

  • Reduz custos

O transbordo de cana não provoca danos ao canavieiro, possui baixo consumo de gasolina, e ainda tem alta produtividade, já que a sua enorme capacidade de armazenamento faz com que não seja preciso transportar a cana de açúcar diversas vezes, o que diminui os custos de produção.

No entanto, apenas os transbordos de alta performance possuem essa capacidade, por isso é importante que você procure um equipamento de qualidade.

  • Equipamento resistente

Esse aparelho é bastante robusto, pois toda a sua estrutura é resistente de maneira que a mesma suporta uma grande quantidade de peso de cana, e também uma alta intensidade. Por isso, não é preciso ter medo de armazenar uma grande quantidade desse produto agrícola em sua caçamba.

Por isso a TMA Máquinas especializou sua produção em equipamentos robustos e que já são reconhecimentos no mercado por sua alta resistência e durabilidade.

  • Flexibilidade na tração

Esse equipamento pode ser acoplado em tratores, sendo possível conectar até mais de um transbordo em um único trator. Ele também pode ser utilizado em caminhões.

  • Minimiza a compactação do solo

Devido a forma com que o pneu desse equipamento é feito, o mesmo passa pelo canavieiro sem causar nenhum dano, de forma que a lavoura permaneça intacta, mesmo que o transbordo trafegue diversas vezes por cima da colheita.

Por isso, as grandes empresas produtoras de cana precisam desse aparelho, que faz com que não haja nenhuma perda agrícola devido ao tráfego de veículos.

  • Otimiza a produtividade

Além de todos as vantagens já citadas, esse implemento agrícola otimiza a produtividade da organização, pois ele diminui o impacto em relação ao solo do canavieiro e minimiza a quantidade de vezes na qual ocorre o transporte de cana, pois possui grande capacidade de armazenamento.

Também é muito pequeno o risco de um defeito na caçamba, pois a mesma é feita com materiais muito resistentes. Ou seja, comparando a outros equipamentos, o transbordo é a melhor opção custo-benefício para a produção da cana de açúcar.

  • Alta capacidade de armazenamento

Existem equipamentos que possuem uma grande capacidade de armazenamento, de modo a receber uma grande quantidade de cana-de-açúcar para ser transportada.

O principal exemplo é o transbordo VTX 9040, o maior do mundo. Ele foi o destaque da Agrishow 2019, maior feira agrícola do mundo, realizada anualmente em Ribeirão Preto-SP desde o início da década de 1990, e que na última edição movimentou R$ 2,9 bilhões em negócios com a presença de mais de 800 produtores rurais.

O VTX 9040 pode suportar 45 toneladas do produto agrícola, pois possui capacidade volumétrica de 90 m³, comprimento total de 14.1400 mm, largura de 4.240 mm, sendo o ideal para carregar grandes cargas e diminuir o número de vezes que ocorre o tráfego do veículo agrícola, de forma a minimizar os custos.

Conclusão – Transbordo de Cana

transbordo de laranja TOMA - VTL 2512Diante de tantos benefícios proporcionados pelo transbordo de cana, ficou curioso em saber como conseguir obtê-lo? Entre em contato conosco e solicitar um orçamento!

+ LEIA MAIS: Conheça toda linha de transbordo de cana da TMA Máquinas

Se você trabalha com a produção de cana-de-açúcar não pode ficar sem esse implemento agrícola, pois ele é de suma importância para a colheita e transporte do produto, já que é capaz de aumentar a eficácia desse processo de forma a minimizar os gastos de produção.

A TMA Máquinas também já desenvolveu um transbordo de laranja, lançado na Agrishow 2019. Com capacidade de carga que atinge 15 toneladas, o VTL 2515 marcou a entrada da empresa na cultura cítrica. Outra cultura que tem atenção da empresa é o plantio de grãos, que conta com o VTG 20.000, lançado na mesma ocasião e com capacidade de carga líquida de 20 toneladas.

Facebook
Twitter
LinkedIn

ENTRE EM CONTATO

RESPONDA O FORMULÁRIO ABAIXO QUE TE RETORNAREMOS RAPIDAMENTE.