Transbordo de grãos: saiba tudo sobre a máquina agrícola que garante alta produtividade no transporte de grãos e cereais

9 janeiro 2020
MMT

A utilização de transbordo de grãos é um diferencial para o produtor agrícola, já que o equipamento consegue aumentar consideravelmente a produtividade na colheita e no transporte dos grãos, graças à redução de custos na produção dos cereais e nas perdas ocorridas no deslocamento das máquinas, e também à redução de uma das grandes inimigas da produtividade agrícola: a compactação do solo.

Cientes da importância de escolher bem o melhor equipamento disponível no mercado, fizemos este artigo para ajudar você, produtor, a identificar qual o melhor transbordo de grãos do mercado brasileiro.

Vamos lá?

O mercado agrícola de grãos está em crescimento histórico e o transbordo de grãos faz parte deste contexto

Não há dúvidas que o Brasil tem se firmado como um dos líderes globais no mercado agrícola de grãos. Pesquisas recentes de 2019 apontam que o mercado de grãos está em crescimento. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê um novo recorde histórico na safra agrícola de grãos que o Brasil está colhendo agora.

Transbordo de Grãos, VTG 2420

Esse cenário favorável é consequência das chuvas ocorridas no país, mas também do uso cada vez mais frequente de tecnologia empregada na colheita e no transporte dos grãos, neste último principalmente por meio da utilização de transbordo de cereais, que é pensado precisamente para esta função.

As estimativas indicam que a safra de soja, por exemplo, grande responsável pelos altos números de produtividade, terá um aumento de 32,9% na sua produção agrícola, alcançando um crescimento em 26,6% de área plantada. Os números são tão impressionantes que existe pesquisa concluindo que o Brasil vai superar os EUA, passando a ocupar o primeiro lugar na produção mundial de soja.

+ LEIA MAIS: Por que o transbordo de 7 eixos é uma revolução no mercado?

Além disso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, juntamente com a Embrapa, estimam um aumento da safra de grãos em 26,8% nos próximos 10 anos.

Ou seja, todos os dados demonstram que essa é a hora para investir em tecnologia e aumentar a produtividade de sua colheita agrícola. E um equipamento fundamental para este objetivo é o transbordo de grãos.

Vamos ver como ele ajuda a aumentar a sua rentabilidade?

Como o transbordo de grãos ajuda a obter maior produtividade agrícola?

Mercado Agrícola de Grãos (FOTO: EBC)O transbordo de grãos é uma máquina agrícola desenvolvida sob medida para atender as necessidades dos produtores de grãos, sendo composto por uma carreta transbordo que possibilita maior agilidade e eficiência na hora da colheita e do transporte de cereais, com desperdício próximo a zero.

Primeiramente, para compreender suas vantagens, é preciso lembrar que existe um número expressivo de perdas na colheita agrícola dos grãos, pois é realizada muitas vezes de forma inadequada e sem os equipamentos apropriados.

Por ser extremamente leve, os grãos são facilmente desperdiçados, o que, em uma grande área, seguramente representará porcentagem valiosa de produção literalmente desperdiçada. Além disso, por conta de projetos mal feitos, muitos transbordos de grãos danificam a colheita durante o transporte, gerando ainda mais perda. Isso sem falar na compactação do solo, capacidade de carga e nos custos de manuntenção do equipamento, os quais, a depender da qualidade do projeto do fabricante do transbordo de grãos, poderão ser maior ou menor.

Por conta dessas variáveis, conseguir distinguir um bom transbordo de grãos de um mau transbordo de grãos será fundamental para o produtor investir corretamente e não se frustar no futuro.

Principais características que um transbordo de grãos deve ter para aumentar a produtividade agrícola

Para ficar bem objetivo para você, listamos abaixo características que você precisa levar em conta na hora de escolher seu transbordo de grãos.

Possibilidade de utilização em condições severas de trabalho no transporte e transbordo de grãos

O transbordo de grãos deve ser desenvolvido de acordo com as especificidades agrícolas que cada demanda vai necessitar. Sabe-se que o solo brasileiro possui grande diversidade e peculiaridades, assim é preciso verificar se a máquina agrícola possui características apropriadas para o manejo no solo a ser utilizado. Além disso, o produtor sempre deve estar atento à robustez da estrutura do transbordo de cereais, para que as condições severas de trabalho não danifiquem a máquina agrícola.

Redução da compactação do solo

A compactação do solo é um dos principais problemas no agronegócio, já que o deslocamento das máquinas agrícolas afeta a qualidade do solo, prejudicando de forma considerável a produtividade da safra seguinte. Assim, o produtor rural deve ter especial atenção para a qualidade e características dos pneus utilizados no transbordo de grãos, bem como para as dimensões e peso do equipamento.

Produtividade Agrícola

Redução da perda agrícola que ocorre frequentemente na colheita e no transporte dos grãos

A depender do projeto de design do transbordo de grãos, a colheita e o transporte dos cereais acaba sofrendo grandes perdas que acarretam menor produtividade agrícola, já que parte de sua produção se perde no caminho ou é danificada no transporte. Fique atento a isso.

Durabilidade e resistência da máquina agrícola

O transbordo bazuca, além de ser elaborado com materiais resistentes e de qualidade, deve possuir estrutura desenvolvida especificamente para essa finalidade. O preço da manutenção dos produtos e da reposição das peças é fator preocupante para muitos produtores, já que a má qualidade de algumas máquinas acaba trazendo mais prejuízos do que vantagens.

Conheça o transbordo de grãos da TMA em detalhes e descubra suas vantagens

A TMA é uma empresa que tem história no mercado agrícola, fazendo parte do Grupo Tracan, um dos conglomerados mais renomados na agricultura de alto rendimento nacional. Assim como fazem todas as empresas do Grupo Tracan, a TMA cresce muito ano a ano por conta de valorizar ao máximo a abertura e o diálogo constante com os produtores rurais, principal público alvo da empresa, sempre buscando entender as suas necessidades e desenvolver produtos que aumentem a produtividade agrícola, impactando diretamente na qualidade de seus produtos.

Só para se ter uma ideia, em 2019, a TMA, unindo tecnologia para alto rendimento com a conhecida qualidade de seus produtos, desenvolveu o maior transbordo de cana do mundo, o VTX 9040, que consegue transportar mais de 40 toneladas de insumo agrícola por meio de seus 7 eixos esterçantes, e desenvolveu ainda seu primeiro transbordo de laranja, que teve uma estreia empolgante na Agrishow de 2019, uma das maiores feiras agrícolas do mundo, realizada em Ribeirão Preto/SP.

Por causa deste incessante trabalho de oferta de tecnologia inovadora para proporcionar alto rendimento, a TMA foi recentemente premiada pelo LIDE (Grupo de Líderes Empresariais) – uma das instituições privadas mais conceituadas do Brasil – como empresa destaque no uso da tecnologia no agronegócio.

Diante desse contexto tecnológico do agronegócio, a TMA desenvolveu o transbordo de grãos VTG 2420, com 24 metros cúbicos e capacidade de 20 toneladas de carga, elaborado de acordo com o conceito e toda a experiência da marca no segmento de transbordo de cana, mercado na qual é líder e sinônimo de qualidade máxima, atendendo inclusive clientes de relevância mundial, como o Grupo São Martinho.

+ LEIA MAIS: Conheça a carreta florestal da TMA

Vejamos os diferenciais do transbordo de grãos TMA:

- Quatro pneus de baixa pressão e alta flutuação série 800 / 45R - 26,5

Reduzem significamente a compactação do solo, permitindo que a máquina percorra diversas vezes o mesmo percurso sem danificar o solo.

VTG 2420- Bica otimizadora de carga, que permite coroamento das cargas nas carrocerias, evitando queda do produto; e caixa de carga com quatro articulações, confeccionadas com chapas lisas para um melhor escoamento do produto

O transbordo de grãos TMA VTG 2420 tem design milimétrico para perda zero de cereais. Ele diminui consideravelmente a perda agrícola, que é tão prejudicial à produtividade da colheita dos grãos.

- Chassi reforçado, vigas longarinas com 5000 mm de comprimento sem emendas; estrutura reforçada e otimizada a partir de cálculo estrutural; eixos tipo Tandem, reforçados (padrão nacional)

Toda a expertise da TMA na construção de máquinas agrícolas garante ao transbordo de grãos da marca uma resistência muito acima da média de mercado, proporcionando durabilidade ao produtor e custo baixo com manutenção, já que pode ser usado durante longos períodos sem precisar de reposição de peças ou de manutenção constante.

O transbordo de grãos VTG 2420 foi projetado com vigas estruturais dimensionadas para suportar com segurança até 20.000 kg de carga líquida, o que equivale a dois tanques graneleiros das colheitadeiras de grãos do mercado agrícola. Isso significa mais velocidade na sua colheita, graças ao maior rendimento da máquina por tempo de rodagem.

Interessou-se no transbordo de grãos TMA? Fale com a gente!

Com todas essas informações, ficou claro que o transbordo de grãos é uma máquina agrícola muito importante para aumentar a produtividade da colheita e do transporte dos cereais. Mas é importante adquirir o produto certo e a TMA tem comprovadamente a melhor opção do mercado.

A TMA possui um time especializado para te passar mais informações e adequar a sua demanda àquilo que você realmente precisa para ter alta produtividade na produção de grãos. Entre em contato com nossa equipe e saiba mais!

Artigos relacionados

20 maio 2020

Pandemia transformará áreas do agro e acelerará digitalização de produtores

Para especialista de ESPM, algumas áreas do setor deverão se adaptar ao consumo controlado da sociedade em um cenário de crise. Produtores devem abraçar tecnologia com mais urgência. O coordenad...