Maior produtora de derivados da cana-de-açúcar do mundo, a Raízen fez um investimento recente nas plantadoras automatizadas PTX 7010, desenvolvidas e fabricadas pela TMA Máquinas, para quatro de suas unidades produtoras.
As unidades contempladas foram: Santa Cândida, de Bocaina-SP; Bonfim, de Guariba-SP; Continental, de Colômbia-SP; e Lagoa da Prata, de Lagoa da Prata-MG. Todas receberam novas unidades dessa máquina em outubro, em entregas realizadas pelos técnicos Adriano Alves e Carlos Boccardo.
Entre os destaques desse equipamento está o sistema hidráulico controlado por comando proporcional PVG. Quando conectado a linha de sinal Load Sense do trator, ele atua de forma inteligente trocando informações com a automação da plantadora e fazendo com que ela demande do trator somente o óleo necessário.
Outra característica da TMA Máquinas muito valorizada é sua compatibilidade com maquinários de diversas fabricantes. Na própria Raízen, que recebeu novas PTX 7010 em outubro, os tratores que puxam as plantadoras são de marcas diferentes. Na Santa Cândida, a operação ocorre junto com um Case IH, enquanto na Bonfim a máquina utilizada é da John Deere, por exemplo.
Além dessas duas marcas, que são as maiores fabricantes de máquinas agrícolas do mundo, a TMA também é compatível com outras gigantes do setor, como New Holland Agriculture, Massey Ferguson e Valtra.