Mapeamento de colheita traz mais resultados às fazendas

Se você trabalha na área da agricultura, com certeza já ouviu falar sobre o mapeamento de colheita. Esse processo é essencial para garantir que a produção agrícola seja feita de forma eficiente e sustentável.

Pesquisas realizadas por especialistas reforçam tal observação. Segundo eles, mapas de produtividade são excelentes ferramentas para o gerenciamento de produção e ajustes de rotas necessárias a partir da interpretação de dados.

Neste artigo, vamos explicar o que é o mapeamento de colheita, a sua importância e como a agricultura de precisão pode auxiliá-lo. Além disso, vamos falar sobre a importância da conectividade no campo para tal processo. Acompanhe!

Como realizar o mapeamento de colheita?

O mapeamento da colheita é um processo que tem como foco obter informações precisas sobre a produção agrícola de uma determinada área.

Essas informações são coletadas por meio de equipamentos tecnológicos que são capazes de medir a quantidade e a qualidade dos produtos colhidos, bem como outros dados importantes, como o índice de infestação de pragas e doenças.

O mapeamento da colheita é um processo essencial para a tomada de decisões na produção agrícola. Com ele, é possível identificar quais as áreas que estão produzindo mais ou menos, e assim, realizar um plano de ações para aumentar a produtividade e reduzir custos.

Para tanto, os aparatos tecnológicos embarcados nos maquinários são de grande importância. Por meio de escalas de cores, eles transformam as informações em recomendações completas sobre a cultura plantada.

De modo prático, tal mapeamento é realizado a partir de sensores instalados nas colhedoras, as quais identificam a quantidade e o local onde o produto foi colhido/produzido.  Ainda, outros tipos de dispositivos são utilizados para medir a umidade do grão e mesmo a medição de deslocamento do maquinário.

A automação permite assim que uma abundância de dados seja coletada, sistematizada e analisada em tempo real e em qualquer lugar.

Ao passo que o produtor inicia o processo de colheita, as informações da área analisada são consolidadas, como taxa de deslocamento, localização, fluxo de massa de grãos e umidade.

Qual a importância do mapeamento de colheita e como a agricultura de precisão auxilia neste processo?

Assim com um mapa comum de papel, o mapeamento de colheita serve com um verdadeiro guia para os próximos passos a serem tomados em uma propriedade rural, porém de forma digitalizada e assertiva.

Isso porque tais tecnologias quantificam a variabilidade espacial da produtividade das culturas, considerando os diversos fatores do solo e da própria cultura.

Assim, essa forma de gerenciamento ajuda o produtor rural a maximizar a eficiência do uso de todos os insumos, desde a própria semente até o uso de água e agroquímicos.

Além disso, o mapeamento da colheita também é importante para a gestão ambiental da propriedade rural. Com os dados coletados, é possível avaliar a eficiência dos insumos utilizados na produção, bem como identificar os pontos críticos de contaminação do solo e da água. Assim, garante-se sustentabilidade econômica e ambiental à propriedade!

Por sua vez, a agricultura de precisão, junto à conectividade, é o habilitador de todo o processo aqui descrito, já que são os elementos de Inteligência Artificial e Big Data que auxiliarão na compreensão sobre a data de plantio ideal, a melhor variedade a ser cultivada e o melhor adubo a ser utilizado de acordo com o mapeamento.

Em resumo, o agricultor pode se apoiar não somente na sua própria experiência, mas sobretudo em dados e fatos!

O papel da conectividade no mapeamento de colheita

Para que o mapeamento de colheita seja bem-sucedido, é essencial que os dispositivos de comunicação utilizados sejam confiáveis e capazes de transmitir informações em tempo real.

A conectividade no campo permite que os dispositivos de monitoramento e coleta de dados se comuniquem, além de permitir a transferência de dados para sistemas de análise e processamento remotos.

O amplo acesso à internet é importante para garantir a segurança e a privacidade dos dados coletados durante o mapeamento de colheita. Com a utilização de redes seguras e protocolos de criptografia avançados, é possível garantir que os dados coletados sejam protegidos contra ameaças externas, como hackers e outras formas de ciberataques.

Apesar disso, a realidade  no Brasil é outra: mais de 70% das propriedades rurais não estão conectadas. Ou seja, uma grande quantidade de agricultores não consegue otimizar sua produção, tornando subaproveitados os dados produzidos por suas máquinas altamente tecnificadas.

Para mudar tal cenário, uma das soluções está na expansão da rede 4G em 700MHz em áreas rurais e remotas brasileiras. Tal padrão é a tecnologia mais aderente às necessidades dos agricultores, pois garante maior alcance com uma simples estrutura formada por antenas, rádios e torres.

Via Conectar Agro

Facebook
Twitter
LinkedIn

ENTRE EM CONTATO

RESPONDA O FORMULÁRIO ABAIXO QUE TE RETORNAREMOS RAPIDAMENTE.