Chuvas de outubro impactam safra de cana-de-açúcar e pastagens na região de Piracicaba

O volume acumulado de chuvas em quase 233 milímetros no mês de outubro, deverá impactar positivamente a agricultura da região de Piracicaba (SP), ao favorecer o crescimento de lavouras, de acordo com análise do professor e pesquisador Fábio Marin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz (Esalq)”, o campus da Universidade de São Paulo (USP) na cidade.

Para Marin, as chuvas registradas em outubro iniciam precocemente o crescimento da cana-de-açúcar que foi plantada pelos produtores desde o fim de setembro. O favorecimento dos cultivos é um provável indicativo de que a próxima safra também será boa, assim como foi essa de 2023.

cana de açucar

 

Restrição

Apesar dos reflexos positivos, o professor da Esalq diz que a única restrição que as chuvas registradas em outubro podem provocar é que refere-se à bisada (a cana que deveria ser colhida em uma safra, mas será colhida apenas na safra seguinte).

Para o pesquisador, o atraso na colheita da safra pode ser um problema para as usinas porque implica em dificuldades de manejo e demais situações decorrentes disso. “Com essa chuva de outubro atrasou ainda mais uma colheita que já vinha atrasada antes. Então, deve sobrar mais cana para o ano que vem. Isso não é bom para as usinas”, pontua.

No entanto, Marin assegura que essa sobra não representa grande prejuízo, já que essa safra foi muito boa. “Mas, sempre que se deixa a cana para o outro ano, ela fica pior em termos de qualidade e acaba sendo um transtorno. As usinas estavam correndo para tentar adiantar ao máximo a colheita e não conseguiram por conta da chuva de outubro”, explicou.

Com informações de G1

Facebook
Twitter
LinkedIn

ENTRE EM CONTATO

RESPONDA O FORMULÁRIO ABAIXO QUE TE RETORNAREMOS RAPIDAMENTE.