Vinhaça: um dos principais subprodutos da indústria canavieira

Fertilizantes são importantes quando falamos em aumento da produtividade agrícola e garantia de produtos saudáveis, já que fornecem o equilíbrio certo de nutrientes ao solo. Além disso, também auxiliam para que o solo não fique esgotado, o que dificultaria ainda mais o cultivo.
Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil importa cerca de 80% dos fertilizantes consumidos, o que gera um aparente desconforto comercial. No entanto, o agro brasileiro tem buscado alternativas em relação à sua dependência de fertilizantes, seja por meio do aprimoramento no manejo e na estocagem, seja por meio do reaproveitamento de subprodutos.

No setor sucroenergético, as usinas de cana-de-açúcar são privilegiadas por possuírem uma verdadeira fábrica de potássio, minerais e matéria orgânica em seu próprio quintal: a vinhaça – um dos principais subprodutos da indústria canavieira. Resultado do processo de fabricação de etanol, é necessário 1 litro do combustível para gerar aproximadamente 12 litros de vinhaça.

Não se trata apenas do reaproveitamento de um resíduo industrial, mas de um modelo de adubação orgânica que garante eficiência ambiental e econômica ao manejo do solo pelo setor produtivo. Os benefícios da vinhaça localizada vão desde irrigação (molhamento) que ela possibilita, melhorando a brotação da soqueira, à maior uniformidade de desenvolvimento e alto vigor da cana-de-açúcar.

O uso de vinhaça para fertirrigação (fertilização + irrigação) do solo é amplamente adotado pelo setor (aproximadamente 40% de toda a área cultivada de cana-de-açúcar é fertirrigada com vinhaça), sendo reconhecido pelos órgãos ambientais como um excelente exemplo de economia circular e bioeconomia.

Carreta de VINHAÇA tma

A importância da aplicação localizada

Como visto, a vinhaça traz grandes benefícios agronômicos para o setor sucroenergético, servindo como veículo para alavancar a produtividade. Para além disso, a aplicação de forma adequada deve ser levada em consideração, para evitar desperdício do subproduto e maior aproveitamento de seus benefícios.

A aplicação localizada de vinhaça é recomendada, pois distribui o resíduo de forma homogênea ao longo das linhas da cultura, promovendo o aumento significativo das áreas contempladas com a aplicação. Essa homogeneização traz melhoria da qualidade da aplicação e oferece maior segurança ao meio ambiente, além de ganhos agronômicos e financeiros.

A TMA possui carretas aplicadoras de vinhaça localizada, que foram criadas para aplicar o subproduto diretamente na linha de cana, evitando o desperdício do produto e melhorando o rendimento. As máquinas estão disponíveis nas versões de 22500 litros e 35000 litros, para atender diferentes necessidades dos agricultores.

O aproveitamento agronômico da vinhaça é apenas mais um exemplo do quanto a cadeia produtiva sucroenergética tem como um fundamento básico a sustentabilidade.

Com informações de: Unica

Facebook
Twitter
LinkedIn

ENTRE EM CONTATO

RESPONDA O FORMULÁRIO ABAIXO QUE TE RETORNAREMOS RAPIDAMENTE.