Etanol: um combustível bom para o bolso e para o meio ambiente

O etanol é um combustível brasileiro que tem sido fundamental na matriz energética, na preservação do meio ambiente e na economia para os usuários. Sua importância é muito ampla e também pode ser retratada em diversos números de peso que resultam em benefícios para toda sociedade.

Pilar do PIB nacional

O setor sucroenergético, de onde o etanol faz parte, movimenta a economia do Brasil e do mundo com mais de 1 milhão de empregos diretos e 3 milhões de empregos indiretos. No Brasil, essa cadeia de produção é de extrema importância, pois está em aproximadamente 30% das nossas cidades, demonstrando um grande impacto positivo.

A produção de etanol a partir da cana-de-açúcar também contribui fortemente para a balança comercial do Brasil. Segundo o IEA (Instituto de Economia Agrícola), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, setor sucroalcooleiro movimentou mais de 15 bilhões de dólares em exportação ao longo de 2023, possibilitando a manutenção de milhares de empregos e impulsionando o PIB do Brasil. Esse número também marcou um aumento de aproximadamente 30% em relação a 2022.

Além de maior produtor e exportador mundial de açúcar, o Brasil também ocupa a segunda posição como produtor e exportador de etanol do mundo. 

Etanol é bom para a economia brasileira

Já um estudo do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) mostra que a oferta de etanol hidratado no mercado interno permitiu que o Brasil economizasse com a importação de gasolina. Por isso, esse combustível renovável tem papel crucial na redução da dependência de combustíveis fósseis e na diversificação da matriz energética nacional.

Essencial para o futuro do Planeta

Além do impacto econômico positivo, o etanol desempenha um papel-chave na preservação do meio ambiente. Esse biocombustível é uma fonte renovável, o que significa que sua matéria-prima pode ser produzida de forma contínua, garantindo sua sustentabilidade e limpeza. Sua produção também contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, ajudando a mitigar as mudanças climáticas globais.

Para o presidente da Feplana (Federação dos Plantadores de Cana do Brasil) e da Associação de Fornecedores de Cana de Pernambuco (Coaf Pernambuco), Alexandre Andrade Lima, o etanol é importante por contribuir para a despoluição do meio ambiente, tornando a emissão de gases poluentes cada vez menor. Se comparado à gasolina, ele emite cerca de 90% menos de gás carbônico (CO²), sendo considerado uma fonte mais limpa de combustível.

A adoção desse biocombustível nos veículos contribui de forma crucial para a melhoria da qualidade do ar nas grandes cidades, reduzindo a poluição atmosférica e os impactos gerados por ela na saúde pública.

Por fim, o processo de produção do etanol é altamente eficiente, com baixo custo de matéria-prima e alta produtividade energética. A cana-de-açúcar, principal matéria-prima do etanol brasileiro, possui uma performance notável em termos de convivência com o meio ambiente, tendo índices muito baixos de erosão do solo e de uso de defensivos agrícolas

cana de açúcar TMA

Olhando para frente

O Brasil tem protagonismo global como líder na produção e no uso de etanol, demonstrando um compromisso sólido com a sustentabilidade e com a inovação no setor.

Com avanços tecnológicos contínuos e investimentos em pesquisa e desenvolvimento, o país está bem posicionado para continuar expandindo sua produção de etanol e consolidando sua posição como potência neste mercado.

O CEO da empresa de biotecnologia industrial GranBio, Bernardo Gradin, afirma que o etanol pode ajudar o Brasil a se tornar líder mundial em economia verde. “Temos uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo e o potencial para ser um dos poucos países a alcançar a neutralidade de emissão de carbono até 2050”, declarou.

O etanol não é apenas um combustível, é uma fonte de energia renovável que impulsiona o desenvolvimento econômico e promove a preservação ambiental. Ao investir no etanol, estamos investindo em um futuro mais sustentável e próspero.

Facebook
Twitter
LinkedIn

ENTRE EM CONTATO

RESPONDA O FORMULÁRIO ABAIXO QUE TE RETORNAREMOS RAPIDAMENTE.