TMA: Tecnologia para a sustentabilidade

A tecnologia no campo permite plantar mais em menor área, colher mais e mais rápido, ser eficiente no consumo de combustível e emitir menos poluentes. Enfim, é fazer mais com menos, para ser mais produtivo e sustentável.

Foi seguindo essa máxima que os transbordos da TMA foram aumentando de tamanho para otimizar as operações no campo. Hoje são 11 modelos, com capacidade de carga de 10 até 40 toneladas, o maior do Brasil.

As inovações nos transbordos não param e são cada vez mais tecnológicas. O transbordo, o VTX 5022, com 4 eixos e capacidade de carga de 22 toneladas, um dos campeões de venda da marca, agora têm duas novas versões: uma com propulsor elétrico e outra com transmissão hidráulica.

O transbordo com transmissão hidráulica, por exemplo, é capaz de superar facilmente os obstáculos no campo. Pode ser puxado por um trator de menor porte, transportando o mesmo volume de carga, o que significa diminuição do uso de combustível e menos poluição ambiental. A economia de diesel com esse sistema chega a quase 50%, passa 11 litros por hora de trabalho para 5,6/6 litros.

A versão com propulsão elétrica, VTX 5022 E, garante tração auxiliar, ou seja, impulso nas rodas. Isso significa que ele não será apenas puxado pelo trator, mas será ativo no movimento. Dessa forma propicia a diminuição do uso de combustível, e por consequência uma menor emissão de poluentes. Outra vantagem é que o transbordo pode ser acoplado a um trator de porte menor, de 140 CV, ao invés de 240 CV.

Plantadora de Cana PTX 7010

Uma conta que ser faz na hora do plantio de cana é a quantidade de muda por hectare, nenhuma outra plantadora do mercado é tão eficiente quanto a PTX 7010. A funcionalidade e desempenho operacional são os grandes diferenciais dessa plantadora, que além usar menos mudas, proporciona mais qualidade na distribuição dos insumos. Por ser totalmente automatizada, possibilita o controle individual dos insumos através de sensores, inclusive com taxa variável. Mesmo durante o deslocamento, com variação de velocidade e terreno, a vazão dos insumos é constante e controlada, sejam toletes, fertilizante ou defensivos.

Carreta Aplicadora de Vinhaça

Outro equipamento consagrado no mercado e que evolui a cada nova versão é a Carreta Aplicadora de Vinhaça.  Com tecnologia de ponta, a Carreta da TMA possui controladores de vazão e fechamento de sessão, que permitem aplicar o produto, sem desperdício, em oito linhas de cana simultaneamente. A aplicação localizada chega a triplicar o rendimento da vinhaça em relação à vinhaça aplicada por aspersão. A vinhaça, rica em potássio, é um subproduto do etanol que cada vez mais ganha importância nos tratos culturais da cana.

Valorização do insumo nacional 

Cerca de 80% dos insumos usados na TMA são adquiridos de empresas brasileiras. Foi um processo demorado, que ganhou força durante a pandemia, mas que se consolidou graças a capacitação que a TMA faz constantemente para que seus fornecedores produzam peças específicas e exclusivas.

Facebook
Twitter
LinkedIn

ENTRE EM CONTATO

RESPONDA O FORMULÁRIO ABAIXO QUE TE RETORNAREMOS RAPIDAMENTE.