Secretaria de Agricultura de SP planeja programa para atrair jovens ao agronegócio

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo está desenvolvendo um decreto para criar o programa Agro Jovem, com o intuito de promover a participação de jovens no agronegócio paulista. A iniciativa visa combater o êxodo rural e garantir a sucessão familiar no campo, desafios enfrentados pelo setor agrícola há anos.

De acordo com o IBGE, o Estado de São Paulo conta com cerca de 2,5 milhões de jovens entre 15 e 29 anos, muitos dos quais possuem afinidade com novas tecnologias. “O foco do programa é aproximar esses jovens da realidade atual do agronegócio. Também é uma via de mão dupla para a juventude, que terá no agro carreiras promissoras, um setor econômico relevante e grande gerador de postos de trabalho”, afirma Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento de SP.

Para a implementação do programa, o governo pretende ouvir os jovens de áreas rurais em eventos em municípios estratégicos, coletando suas opiniões e necessidades. Essas informações servirão de base para um plano de ação mais eficaz, além de indicar os integrantes do Conselho Estadual da Juventude do Agronegócio, segundo Luiz Eduardo D’Urso, coordenador do Agro Jovem.

O programa também prevê a criação de um plano de estágios, que permitirá aos jovens colocar em prática seus conhecimentos no setor agrícola, facilitando sua inserção no mercado. Além disso, será lançado o Prêmio “Jovem Inovador do Agro Paulista”, que reconhecerá inovações no agronegócio em diferentes faixas etárias. Segundo D’Urso, os jovens também participarão de hackathons e capacitações, ampliando suas habilidades tecnológicas.

Ao investir na juventude rural, o Agro Jovem visa não só modernizar as práticas agrícolas, como também promover a sustentabilidade social, econômica e ambiental do agronegócio. O Estado de São Paulo espera, assim, consolidar sua posição como pioneiro em políticas públicas voltadas ao fortalecimento do setor e de seus futuros profissionais.

“temos que fortalecer os jovens no agro, para que o setor continue a ser um dos pilares da economia estadual e nacional, agora e no futuro”, conclui Piai, em referência à celebração do Dia da Juventude do Brasil, que é comemorado dia 22 de setembro.

 

Via: Governo de São Paulo

Facebook
Twitter
LinkedIn

ENTRE EM CONTATO

RESPONDA O FORMULÁRIO ABAIXO QUE TE RETORNAREMOS RAPIDAMENTE.