Stark VTC 5022: O transbordo automotriz da TMA que estreia na UDOP 2025

A TMA está confirmada no 18º Congresso Brasileiro de Bioenergia (UDOP), nos dias 01 e 02 de julho, em Araçatuba (SP). Nesta edição, a marca apresenta duas soluções que reforçam sua posição como referência em robustez, produtividade e tecnologia no agro: a plantadora PTX 7010 e o Stark VTC 5022, o mais novo integrante da linha de transbordos da empresa.

Uma nova era nos transbordos automotrizes

Com 11 modelos disponíveis, os transbordos TMA evoluíram para atender as crescentes demandas do campo. A grande novidade é o Stark VTC 5022, um transbordo agrícola automotriz desenvolvido em parceria com a Volvo Caminhões — união que reúne o que há de mais avançado em desempenho, conforto e inteligência embarcada.

O caminhão Volvo FMX380

Projetado para operação fora de estrada, o chassi Volvo FMX380 oferece:

  • Câmbio automático I-Shift com suspensão auxiliar
  • Bitola larga de 3.000 mm, ideal para terrenos severos
  • Nível 2 de automação com condução semiautônoma
  • Piloto automático RTX/RTK com precisão de até 30 mm
  • Sistema hidráulico inteligente com menor consumo de combustível

 


O transbordo Stark VTC 5022 em destaque

Com capacidade de carga de 50 m³ (22.000 kg), o Stark VTC 5022 entrega uma logística eficiente — agilidade e mais produtividade nas 24 horas de operação.

Sua suspensão simples e reforçada garante estabilidade em todas as etapas do trabalho, e o sistema de transbordamento da TMA se destaca como o mais eficaz da categoria, graças aos seus exclusivos sistemas.

Os pneus superdimensionados de alta flutuação evitam a compactação do solo, contribuindo para maior preservação da área produtiva. Já o motor de 380 cv com padrão Euro 6 reduz em até 72% as emissões de gases poluentes, como óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos e material particulado — além de consumir, em média, 6 litros de combustível por hora, praticamente a metade do consumo médio em operações convencionais.

O sistema de equalização da caixa do implemento conectado aumenta a durabilidade do equipamento e reduz o desgaste da operação.

Eficiência energética e operação otimizada

A tomada de força Reptor e o sistema hidráulico com comando PVG Load Sense promovem maior economia de combustível, pois utilizam apenas o óleo necessário para cada operação, evitando o funcionamento contínuo do motor em alta rotação. Já os cubos redutores Heavy garantem alto desempenho mesmo em subidas e descidas com carga total.

Automação e precisão no campo

A cabine do Stark possui alta tecnologia embarcada, com automação dos principais comandos. Com Nível 2 de automação, o operador não precisa acionar os pedais de aceleração ou frenagem constantemente: o sistema mapeia o terreno, identifica os trechos críticos e passa a gerenciar a velocidade de forma autônoma.

Além disso, o piloto automático RTX ou RTK oferece precisão e repetibilidade de até 30 mm, o que reduz o pisoteio, preserva as linhas de plantio e aumenta a eficiência da operação.

Sobre a TMA

Empresa do Grupo Tracan, a TMA foi inaugurada em 2007 para atender a demanda por um sistema completo de mecanização para a cana-de-açúcar. Hoje, a empresa oferece máquinas para todo o ciclo da cana – do plantio ao transporte, com tecnologia que acompanhou a evolução da própria colheita mecanizada. O portfólio da TMA também contempla culturas como grãos, florestas plantadas, café e laranja.

📽 Veja o Stark em operação no campo: https://www.youtube.com/watch?v=yCpBziScLag

 

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