Agronegócio brasileiro conquista 72 novos mercados no primeiro semestre, afirma Mapa

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou neste domingo (30/06) que, no primeiro semestre de 2024, o Brasil abriu 72 novos mercados para seus produtos agrícolas. Este número supera recordes anteriores, ultrapassando o total de aberturas de todo o ano de 2019 (35 mercados) e 2022 (53 mercados).

De acordo com o Mapa, só em junho foram estabelecidos 26 novos mercados em 13 países, representando 32% de todas as aberturas realizadas no ano. As novas aberturas abrangem todos os continentes, com destaque para a Ásia, que lidera com 13 mercados, seguida pelas Américas (7), África (6), Europa (3) e Oceania (1).

Principais Produtos e Acordos Sanitários

Os principais produtos que tiveram acordos sanitários e fitossanitários estabelecidos incluem:

  • Pescados de cultivo e derivados
  • Sementes de hortaliças
  • Suínos vivos e seus derivados
  • Carne suína
  • Gelatina e colágeno de várias origens
  • Proteínas processadas de aves
  • Produtos à base de camarões
  • Embriões bovinos
  • Sêmen bovino
  • Alevinos de tilápia
  • Peixes ornamentais
  • Carne e produtos cárneos de ovinos
  • Extrato de carne bovina
  • Café verde
  • Ovos
  • Milho não transgênico

Impacto nas Exportações

A expansão para novos mercados internacionais tem impulsionado significativamente as exportações brasileiras. Nos primeiros cinco meses de 2024, o agronegócio representou 49,6% do total das exportações do país, gerando uma receita de US$ 67,17 bilhões.

Expansão Internacional

Desde o início de 2023, o Brasil alcançou um total de 150 mercados em 52 países, consolidando sua posição como um dos principais exportadores globais de produtos agrícolas. O Mapa continua a trabalhar para expandir ainda mais o acesso a mercados internacionais, promovendo a diversificação e o crescimento das exportações do agronegócio brasileiro.

Via Exame

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