O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou neste domingo (30/06) que, no primeiro semestre de 2024, o Brasil abriu 72 novos mercados para seus produtos agrícolas. Este número supera recordes anteriores, ultrapassando o total de aberturas de todo o ano de 2019 (35 mercados) e 2022 (53 mercados).
De acordo com o Mapa, só em junho foram estabelecidos 26 novos mercados em 13 países, representando 32% de todas as aberturas realizadas no ano. As novas aberturas abrangem todos os continentes, com destaque para a Ásia, que lidera com 13 mercados, seguida pelas Américas (7), África (6), Europa (3) e Oceania (1).
Principais Produtos e Acordos Sanitários
Os principais produtos que tiveram acordos sanitários e fitossanitários estabelecidos incluem:
- Pescados de cultivo e derivados
- Sementes de hortaliças
- Suínos vivos e seus derivados
- Carne suína
- Gelatina e colágeno de várias origens
- Proteínas processadas de aves
- Produtos à base de camarões
- Embriões bovinos
- Sêmen bovino
- Alevinos de tilápia
- Peixes ornamentais
- Carne e produtos cárneos de ovinos
- Extrato de carne bovina
- Café verde
- Ovos
- Milho não transgênico
Impacto nas Exportações
A expansão para novos mercados internacionais tem impulsionado significativamente as exportações brasileiras. Nos primeiros cinco meses de 2024, o agronegócio representou 49,6% do total das exportações do país, gerando uma receita de US$ 67,17 bilhões.
Expansão Internacional
Desde o início de 2023, o Brasil alcançou um total de 150 mercados em 52 países, consolidando sua posição como um dos principais exportadores globais de produtos agrícolas. O Mapa continua a trabalhar para expandir ainda mais o acesso a mercados internacionais, promovendo a diversificação e o crescimento das exportações do agronegócio brasileiro.