Por que o transbordo de 7 eixos é uma revolução no mercado?

9 outubro 2019
MMT

VTX 9040 em açãoA colheita da cana-de-açúcar ganhou um grande reforço em 2019, com a chegada do VTX 9040, o maior transbordo do mundo. Mas por que essa tecnologia, com 7 eixos esterçantes, é tão importante para o mercado da cana? Isso realmente faz a diferença para o produtor que busca maior produtividade e rentabilidade?

Os dados mostram que sim. Mesmo com a maior capacidade de carga do mundo, chegando a incríveis 45 toneladas, esse transbordo significa menos peso sobre o canavial. É isso mesmo. Isso ocorre porque, para atingir a mesma capacidade nominal, os tratores teriam que puxar mais que um transbordo, o que gera maior compactação do solo pelo aumento do número de eixos e estrutura.

Além disso, o ciclo da colheita fica menor, o que gera imediatamente diminuição dos custos. É necessário apenas um transbordamento e, com isso, as colhedoras de cana ficam menos tempo paradas.

Transbordo de cana 7 eixos da TMA: maior capacidade x menor compactação

Para ficar bem claro como o VTX 9040 da TMA Máquinas representa uma grande evolução do mercado, é só fazer as contas. Ele carrega e faz o transbordamento de até 45 toneladas de uma só vez, otimizando a colheita da cana. Ou seja: a colhedora de cana fica menos tempo parada esperando pelo retorno dos transbordos. Uma prova de sua eficiência é o fato dele ser usado pela Usina São Martinho, a maior processadora de cana do mundo.

TMA VTX 21.000Para conseguir um desempenho semelhante, o produtor rural teria que ter pelo menos dois transbordos de menor capacidade, como o VTX 5022, com média de 21 toneladas (25 toneladas em situações extremas). Porém, isso significaria um eixo a mais sobre o solo, já que cada VTX 5022 tem quatro eixos. Isso representa uma maior compactação do solo, o que pode afetar a produtividade nas próximas safras.

De acordo com o gerente comercial da TMA Máquinas, Márcio Leão, as vantagens são indiscutíveis. “O benefício principal é otimização da operação de transbordo para os clientes que já estão utilizando dois transbordos de quatro eixos. Com o VTX 9040 ele terá maior agilidade, menor tempo de ciclo e menor CRM (Custos com Reparo e Manutenção)”, afirma.

Com tantas novidades, o transbordo VTX 9040 foi o destaque da Agrishow 2019, maior feira agrícola do mundo. Realizada anualmente em Ribeirão Preto-SP desde o início da década de 1990, em 2019 ela movimentou R$ 2,9 bilhões em negócios, com a presença de mais de 800 produtores rurais.

Transbordos são essenciais na colheita da cana?

Um dos maiores geradores de riquezas para o Brasil, o setor sucroalcooleiro depende de tecnologia de ponta. Porém, nem sempre isso esteve à disposição. Antigamente, após a colheita da cana, o produto era colocado no caminhão canavieiro, pois não existia um local apropriado para depositá-la. Isso fazia com que houvesse a compactação do solo, pois o pneu desse automóvel machucava a lavoura durante o tráfego.

Percebendo a necessidade de desenvolver um aparelho capaz de ser útil para servir como depósito da cana, e que conseguisse transportá-la de forma a não acontecer a compactação do solo, foi desenvolvido o transbordo de cana.

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Esse equipamento consegue coletar a cana e levá-la até o transporte rodoviário sem que ocorra nenhum problema com a lavoura, pois o seu pneu foi feito de maneira adaptada, com o intuito de que seja possível fazer o seu tráfego da melhor forma possível.

transbordo-de-cana-utilidades-importânciaPor isso, nos dias atuais o transbordo de cana é considerado um dos principais equipamentos na hora de colher a cana e transportá-la, sendo primordial o seu uso em empresas produtoras de cana de açúcar.

O transbordo de cana é composto por uma caçamba que fica acoplada nos tratores que trafegam pelo pátio agrícola, para receber a cana-de-açúcar que foi colhida e transportá-la até o lugar que ocorre a transferência de carga.

Quando o equipamento chega ao local de transferência, ele fica suspenso para que toda a cana seja repassada ao veículo responsável pelo recebimento desse produto agrícola.

O que o produtor ganha com o transbordo de cana?

A chegada desta tecnologia garante muita mais que apenas a menor compactação do solo, o que já acarreta na redução de custos. O transbordo ainda diminui o consumo de gasolina e tem alta produtividade, já que a sua enorme capacidade de armazenamento faz com que não seja preciso transportar a cana-de-açúcar diversas vezes, o que diminui os custos de produção.

Transbordo de CanaAlém disso, esse aparelho é bastante robusto, feito com material muito resistente. Ou seja, tem menores custos com reparo e manutenção.

Os transbordos podem ser acoplados em tratores, sendo possível conectar até mais de um transbordo em um único trator. Ele também pode ser utilizado em caminhões.

Com tudo isso, esse implemento agrícola otimiza a produtividade da organização, pois diminui o impacto em relação ao solo do canavial e minimiza a quantidade de vezes na qual ocorre o transporte de cana, pois possui grande capacidade de armazenamento.

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Também é muito pequeno o risco de um defeito na caçamba, porque a mesma é feita com materiais muito resistentes. Comparando a outros equipamentos, o transbordo é a melhor opção de custo-benefício para a produção da cana.

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Diante de tantos benefícios proporcionados pelo transbordo de cana, que tal conversar com especialistas para encontrar a melhor alternativa para a sua necessidade? Entre em contato com nosso time!

transbordo de laranja TOMA - VTL 2512Se você trabalha com a produção de cana-de-açúcar, não pode ficar sem esse implemento agrícola. Ele é de suma importância para a colheita e transporte do produto, já que é capaz de aumentar a eficácia desse processo e minimizar os gastos de produção.

A TMA Máquinas também já desenvolveu um transbordo de laranja, lançado na Agrishow 2019. Com capacidade de carga que atinge 15 toneladas, o VTL 2515 marcou a entrada da empresa na cultura cítrica. Outra cultura que tem atenção da empresa é o plantio de grãos, que conta com o VTG 2420, que possui capacidade de carga líquida de 20 toneladas.

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