Desde 2007 a TMA Máquinas oferece ao mercado agrícola inovação e tecnologia para alto rendimento. Mas nada disso é possível sem uma equipe dedicada. Para manter o ambiente positivo e deixar os colaboradores ainda mais motivados, a empresa lançou o projeto ‘A Evolução da Força’.
Norteada pelos valores de inovação, sustentabilidade, agilidade, rentabilidade, empatia, engajamento e transparência, a indústria do Grupo Tracan está promovendo diversas atividades com seus colaboradores para que eles entendam cada vez mais a vital importância que têm.
O consultor Sidney Menossi, que organizou as primeiras atividades do projeto, explica que a tecnologia vem exigindo melhor performance das equipes para atender ao mercado, por isso é importante que os colaboradores “entendam sua importância dentro do negócio, tratem o negócio como seu”.
As atividades focaram as partes comportamental e técnica, atingindo o sistema límbico, que movimenta a força, e o córtex, que sempre encontra o melhor caminho. “Procuramos integrar essa energia comportamental com a orientação técnica. Aplicamos diversos exercícios para que a pessoa sinta, pense e passe a querer ou não a prática daquele processo”, afirma.
+ LEIA MAIS: Cetesb regulamenta aplicação de vinhaça dirigida
Segundo Menossi, os treinamentos experenciados ao ar livre ajudam a pessoa a “encontrar mais motivos para aprender e desaprender o que for preciso, porque hoje precisamos aprender e desaprender na construção do novo”.
Mudanças já estão acontecendo
Com pouco mais de três meses desde seu início, o projeto ‘A Evolução da Força’ já mostra resultados práticos. O gerente industrial da TMA, Luiz Donizete de Oliveira, conta que a organização e a limpeza do ambiente de trabalho, por exemplo, já estão bem melhores.
“Aplicando várias ferramentas, treinamentos e dinâmicas que estão sendo bem aceitas, nós estamos desenvolvendo todos para evitar desperdícios. A satisfação está estampada no rosto de cada um, todos estão remando para o mesmo rumo. É muito bom estar fazendo parte dessa transformação”, disse.