Campanha contra os incêndios tem trilha musical para engajar sociedade

Foi no único teatro de ópera do interior do Brasil, o Theatro Pedro II, com apresentação da centenária Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, que ABAG/RP, Usinas e Produtores Rurais lançaram a 8ª edição da Campanha de Conscientização Prevenção e Combate aos Incêndios. Um local icônico para a cidade e região, que quase foi destruído pelo fogo, em 1980, e cuja reconstrução só se deu com a união de muitos.

É esse engajamento de toda a sociedade, que os parceiros da Campanha buscam desde a primeira edição, em 2015. Neste ano, com uma linha mais contundente e instigante a ideia é alertar e emocionar a partir de um tema simples: O FOGO É FOGO. O objetivo é que as pessoas percebam a responsabilidade que têm quando o assunto é fogo. Uma trilha musical foi criada para deixar a mensagem na boca de todos, mostrando causa e consequência com a tônica da responsabilidade compartilhada.

Cerca de 200 pessoas participaram do lançamento da Campanha, entre os quais representantes dos parceiros, autoridades, produtores rurais e membros de movimentos populares pelo meio ambiente. A presidente do Conselho da ABAG/RP, Mônika Bergamaschi, lembrou o histórico da Campanha e o trabalho conjunto dos parceiros não apenas para combater os incêndios, mas principalmente conscientizar e prevenir, usando como armas a comunicação e a educação. Ela mostrou ainda números impressionantes do estado de São Paulo, em 2021, foram 124.050 focos de incêndios, e somente nas áreas dos parceiros da Campanha, foram 223.000 hectares incendiados, sendo 15.500 de Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal.

A constatação do Ministério Público de Ribeirão Preto, de que 80% dos incêndios na região acontecem por ação ou omissão do homem, colocam em alerta todos os segmentos. Por parte do governo de São Paulo, a Secretaria de Abastecimento e Agricultura está fazendo um forte trabalho junto aos permissionários de rodovias, para que alterem no manejo da vegetação atualmente empregado com vistas a reduzir as ocorrências de incêndios ao longo da faixa de domínio, que acabam saltando para as áreas plantadas e de preservação.

O Secretário da Agricultura, Francisco Matturro, recebeu um ofício dos parceiros agradecendo a ratificação da parceria e o empenho do Governo para melhorar a segurança no campo, e a solicitação de especial atenção do Governo paulista na punição exemplar dos autores de incêndios criminosos.

O Major Jean Gomes Pinto, do 9º Grupamento de Bombeiros, lembrou que o combate aos incêndios no Brasil ainda tem muito a evoluir. Disse que o fogo não pode ser visto apenas como um inimigo, pois se bem utilizado, como acontece nos países de primeiro mundo, pode ser um grande aliado na prevenção. Segundo ele, já existe um movimento pela atualização da legislação brasileira para regulamentar o uso preventivo do fogo. Alguns testes já aconteceram em 2022, com queimadas controladas em dois parques paulistas.

Para esta edição os parceiros da Campanha de Conscientização Prevenção e Combate aos Incêndios contrataram, mais uma vez, o serviço de Indicativo de Incêndios, junto à ClimaTempo. O indicativo está disponível para os parceiros e outros interessados. Os mapas, com o levantamento diário das áreas mais propícias à propagação de fogo em todo o Estado, podem ser baixados no site da campanha.

Os parceiros de 2022 serão os responsáveis por levar as mensagens da Campanha para todas as regiões do Estado de São Paulo e para suas áreas de atuação em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. São eles: Coplana, Socicana, Usina Ipiranga, Grupo Pedra, Grupo São Martinho, Grupo Tracan, Grupo Viralcool, Usina Batatais, Usina Cevasa, Usina Santa Fé, Usina Santo Antonio, Usina São Francisco, Orplana, Canaoeste, Copercana, Raízen, Usina Alta Mogiana, Usina Ester, Grupo Cofco, e Grupo Tereos.

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