3 tendências do metaverso no agronegócio

Quando o assunto é metaverso, logo pensamos em um universo virtual ligado à evolução do mercado tecnológico. Tornando-se um dos assuntos mais citados, essa ferramenta promete revolucionar os negócios.

Homem no metaverso

Para se ter ideia, um estudo realizado pelo Orbit Data Center aponta que 22% dos brasileiros acreditam que o metaverso vai impulsionar alguns setores do mercado.

Apesar de parecer oposta ao mundo real das plantações e lavouras, a plataforma pode ser aplicada a diferentes dimensões do agronegócio, como planejamento de safras, análise de resultados e capacitações imersivas.

Por isso, preparamos este artigo para te mostrar quais as principais tendências e impactos do universo meta no agronegócio e de que modo ele vem sendo viabilizado pelas nossas associadas.

O que é metaverso?

Resumidamente, o metaverso busca recriar o mundo físico no ambiente digital por meio da realidade aumentada. Este espaço coletivo sofre influências da vida real, uma vez que as pessoas podem criar seus avatares, interagir com outros usuários e até mesmo realizar compras e vender itens digitais.

O termo tornou-se mais conhecido a partir de 2021, quando Marck Zuckerberg anunciou a mudança da companhia Facebook para Meta. Importante destacar que, apesar de tal popularidade, há diferentes ecossistemas de metaverso a serem acessados pelos usuários.

Mais do que um simples jogo ou chat de conversas, o metaverso simula situações reais. Assim, o agro pode lançar mão da ferramenta para realizar simulações nas fazendas, como diagnóstico de produtividade e mudanças de processos nas cadeias produtivas agrícolas.

Vale destacar, contudo, que o metaverso só pode ser viabilizado por uma alta cobertura de conectividade no campo, realidade ainda distante em áreas rurais. Por isso, a ConectarAGRO busca promover o acesso à internet rural por meio de dados e fatos

Quais as tendências do metaverso no agronegócio? Confira 3 exemplos

A interação entre mundo real e mundo virtual oferece aos agricultores uma imersão total por meio de um modelo customizável de propriedade rural.

Nesse sentido, apresentamos 3 formas pelas quais o metaverso vem impactando o agronegócio, mesmo que ainda de maneira embrionária.

Planejamento

Como uma plataforma de colaboração, o metaverso apresenta um mundo virtual hiper-realista com ações em tempo real. A partir de amplas simulações, produtores rurais podem planejar os diferentes aspectos dos cultivos — desde a plantação, irrigação e pulverização até a logística.

O benefício está em observar quais os possíveis resultados e riscos antes mesmo de colocar as ações em prática na fazenda. Dessa forma, diminuem-se os impactos negativos nas lavouras e os desperdícios dos recursos financeiros. 

Abertura e expansão de negócios

O espaço virtual do metaverso também aproxima fornecedores e produtores de diferentes regiões do Brasil, facilitando a compra e venda dos mais diversos produtos agrícolas.

Os modelos gráficos em 3D demonstram de forma lúdica e interativa as soluções e os dispositivos que tornam uma fazenda conectada ainda mais produtiva e rentável.

A BASF, empresa associada da ConectarAGRO, possui uma plataforma online em que oferece uma experiencia imersiva para que os agricultores troquem experiencias e conhecimentos acerca das diferentes tecnologias da organização.

A Fazenda BASF é também um hub de conteúdo no qual se reproduz os estandes de feiras com informações sobre os produtos e serviços.

Tecnologia da Plantadora de Cana Automatizada PTX 7010

Divulgação de conhecimento e capacitação

Além da conectividade, a capacitação técnica é igualmente importante para que produtores estejam habilitados para manusear equipamentos cada vez mais tecnificados.

O metaverso é um grande aliado nesta tarefa, já que pequenos e médios agricultores podem realizar treinamentos imersivos sem saírem de suas casas.

O mesmo ocorre com a participação em eventos e congressos que buscam fomentar as Ciências Agrícolas e tornar o agro ainda mais competitivo.

Mas afinal, o metaverso já está presente no agronegócio?

Embora sejam evidentes as aplicações do metaverso no agronegócio, a realidade aumentada dessa ferramenta ainda é distante para muitos produtores rurais. Isso porque mais de 70% das propriedades brasileiras vivem sem conectividade.

Além das barreiras de conexão, ainda há o alto custo de implementação e a necessidade de capacitação dos agricultores.

Via ConectarAgro

Facebook
Twitter
LinkedIn

ENTRE EM CONTATO

RESPONDA O FORMULÁRIO ABAIXO QUE TE RETORNAREMOS RAPIDAMENTE.